Share

6 curiosidades que você não sabia sobre o chocolate

Artigos

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Chocolate, separamos algumas curiosidades sobre essa maravilha que agrada todos os paladares e combina com diversas receitas. E tem mais: saborear um cafezinho acompanhado de um pedacinho de chocolate é tudo de bom, não é mesmo?! 

 

1- O chocolate foi consumido pela primeira vez como bebida pelos maias e astecas durante seus rituais. Quando chegou à Europa no século XVI, esta bebida, que era muito luxuosa, foi reservada para a classe alta.

2- Uma barra de chocolate de 100 gramas contém aproximadamente 80 grãos de cacau! Cada grão contém cerca de 0,2% de cafeína.

3- São necessários mais de 400 grãos de cacau para fazer apenas 500 gramas de chocolate. Além disso, a demanda por chocolate vem crescendo muito nos últimos anos e estima-se que, no futuro, as plantações de cacau não serão suficientes para tanto chocolate.

4- O primeiro chocolate consumido foi o chocolate quente. Os astecas acreditavam que o cacau era um presente divino e seu valor era tão alto que utilizavam seus grãos como moeda. Nessa época, o cacau era preparado apenas como bebida. Feito com especiarias e sem leite, o chocolate tinha um sabor amargo e era consumido em ocasiões especiais, como casamentos.

5-  Os astecas estavam corretos em apreciar tanto o cacau. Só o aroma do chocolate já nos relaxa. Ao sentirmos seu cheirinho, certas ondas cerebrais são ativadas, o que causa sensação de relaxamento.

6- Se você acha que come muito chocolate, veja o exemplo dos suíços: eles consomem cerca de 10 kg de chocolate por ano. É muito chocolate por pessoa, né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 | Grupo Tristão. Todos os direitos reservados.