Produtos da Realcafé ganham selo Eureciclo
Os produtos da Realcafé têm novidade nas embalagens. Vocês já notaram o selo “Eu reciclo” nos nossos itens? O sinal é um certificado de compensação e responsabilidade ambiental da marca, que é a primeira empresa capixaba a fazer parte da iniciativa! O projeto “Eu reciclo”, que já reúne mais de 203 marcas, tem como objetivo tornar a reciclagem um processo sustentável tanto ambiental, quanto financeira e socialmente. Isso é feito por meio de parcerias entre cooperativas de reciclagem e marcas conscientes como a nossa. Assim, é retirada do meio ambiente a quantidade de resíduos que equivale, em massa e material, às embalagens produzidas pelas empresas parceiras.
Todo resíduo coletado e reciclado pelo projeto é cadastrado e rastreado. Desse modo, é possível levantar dados que comprovem que o lixo reciclado é proporcional às embalagens produzidas pelas empresas cooperadas, que têm o selo ¨Eu reciclo¨. Até o ano passado, mais de 100 mil toneladas de resíduos foram rastreados e efetivamente reciclados!
Por que o projeto é tão importante?
Você já parou pra pensar em quanto lixo ajuda a produzir por dia? Desde os restos de comida até os papéis de bala e as embalagens de café? É quase impossível lembrar de tudo o que se joga fora no dia a dia. Colocar em números então… nem se fala! A fim de quantificar isso, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) fez um interessante levantamento. Através de uma pesquisa, eles concluíram que cada brasileiro é responsável por produzir 387 kg de lixo por ano!
Este número é muito grande e fica ainda mais assustador quando se pensa no destino desse lixo. Em outro estudo, a Abrelpe constatou que 7 milhões de toneladas de lixo não foram coletadas de modo adequado em 2017. Por exemplo, 30% de todo resíduo produzido no Brasil poderia ser reciclado, mas apenas 3% passaram pelo processo.
Como colaborar para a reciclagem?
Gostou do projeto e entendeu o quanto o selo “Eu reciclo” é importante? Você também pode fazer a sua parte!
- Procure se informar sobre a coleta seletiva no seu bairro. Se não tiver, procure uma cooperativa de catadores ou um Posto de Entrega Voluntário.
- Separe plásticos, latas, vidros, papéis sem gordura, embalagens de longa vida e isopor. Estes materiais são os recicláveis secos.
- Pilhas e lâmpadas devem ser entregues em supermercados que recebem esse tipo de lixo.
- Leve remédios vencidos e as embalagens internas dos medicamentos para o descarte em farmácias ou postos de saúde.
- Mande para o lixo simples aquilo que não pode ser reciclado, como papéis higiênicos, fraldas usadas e restos de comida.
Seguindo essas dicas simples, você colabora com a reciclagem e ajuda a diminuir o impacto ambiental do lixo que produz, assim como a gente!