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café tira o sono

Café tira o sono? Entenda o efeito da bebida no organismo

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Se, pela manhã, você é do tipo de pessoa que abre o olho mas não acorda, então sabe bem da importância de um café forte para despertar. A bebida rapidamente nos deixa mais ativos e prontos para enfrentar as atividades do dia. Entretanto, isso, que é uma benção, pode se tornar uma maldição.

Já aconteceu de você passar o dia inteiro tomando vários cafezinhos para dar conta de todas as suas tarefas e, à noite, apesar do cansaço, não conseguiu dormir? Pois é, isso provavelmente também caí na conta do café.  

Neste artigo, vamos explicar por que o café atrapalha o sono e dar dicas para evitar a insônia sem abandonar sua bebida e fonte de energia favorita.

Por que o café atrapalha o sono?

Primeiramente, é importante lembrar que não é o café em si que tira o sono, mas sim a cafeína, principal substância presente na bebida. Apesar de ser muito conhecida por causa do cafezinho, ela também compõe alguns chás e refrigerantes.

Você, que toma vários cafés ao dia para se manter ativo, sabe muito bem como essa substância atua na prática. A cafeína nos deixa mais atentos, concentrados, mais dispostos e menos cansados mentalmente. Mas você sabe como isso acontece no seu organismo?

Como a cafeína age no organismo?

A cafeína funciona como um estimulante para o nosso sistema nervoso. Quando consumimos café, a substância rapidamente cai na corrente sanguínea e inibe a ação da adenosina, que é um calmante natural do corpo. Conforme o poder da adenosina é neutralizado, nosso cérebro fica mais alerta

Ainda no cérebro, a cafeína também estimula a produção dos hormônios da felicidade, a serotonina e a dopamina. Entretanto, esse efeito pode ser contrário se o café atrapalhar o seu sono. Ninguém fica feliz e bem humorado depois de perder uma noite de descanso, não é? 

Neste caso, o resultado pode ser o exato oposto: falta de disposição, dificuldade de concentração e desânimo. Um sono de qualidade é importante até para cafeína fazer o trabalho dela

Além disso, a cafeína também tem ação termogênica. Nestes momentos em que a gente precisa de mais força, a substância usa as próprias gorduras do corpo como fonte de energia. Dessa forma, o café  auxilia no processo de emagrecimento.

Esses efeitos são excelentes se o objetivo é ficar acordado, atento e ativo. Porém, se você quer desacelerar e descansar, é melhor se atentar à quantidade e ao horário em que toma seu cafezinho

Quanta cafeína tem em uma xícara de café?

A quantidade de cafeína em uma xícara de café pode variar de acordo com a sua origem, o modo de preparo e a força da bebida. Por exemplo, o café solúvel contém menos cafeína do que o café moído.

De modo geral, podemos considerar que uma xícara de café de 150 mg contém aproximadamente 80 mg de cafeína. Em média, quando o café é coado, o teor da substância pode chegar a 85 mg. No caso do café solúvel, não passa de 71 mg. 

É recomendado que o consumo diário de cafeína não ultrapasse 400 mg. Logo, você pode tomar até 5 xícaras de café coado por dia sem grandes preocupações. 

Entretanto, só vigiar a quantidade de bebida pode não ser suficiente. O horário de consumo também afeta o sono. 

Quanto tempo dura o efeito da cafeína no corpo?

A cafeína tem uma ação muito rápida no organismo. Cerca de 30 a 60 minutos depois do consumo, o efeito da substância alcança seu ápice

Entretanto, se por um lado a substância age rapidamente, por outro, os seus efeitos demoram a passar. O tempo de ação vai depender de cada organismo. A cafeína pode permanecer no corpo por três (3) ou até oito (8) horas depois do consumo.  

Agora você já sabe como a cafeína age. Assim fica fácil mais pensar em soluções para melhorar o sono sem abrir mão do café. Se você não quer abandonar a bebida, mas deseja melhorar a qualidade do seu descanso, fique atento às dicas a seguir.

Como cortar o efeito da cafeína no corpo? 

Antes de mais nada, existem duas dicas óbvias para quem não quer perder o sono por causa do cafezinho. Em primeiro lugar, fique atento à quantidade de café que toma por dia. Não ultrapasse as 5 xícaras recomendadas. Em segundo lugar, evite tomar café muito perto da hora de dormir, especialmente se você tem histórico de insônia.  

Além disso, depois de tomar seu café, para “limpar” a cafeína do organismo, você deve beber bastante água. O líquido vai ajudar a restabelecer o equilíbrio do corpo. Consumir vitamina C também tem essa função. Coma bastante frutas e tome sucos. 

Fazer exercícios físicos depois de tomar café também é uma excelente ideia. As atividades vão colaborar na queima da energia acumulada e ainda ajudar a relaxar.

Conclusão

O café só vai atrapalhar seu sono se consumido em excesso. De modo geral, nosso querido cafezinho tem diversos benefícios para a saúde. Portanto, pode tomar seu café sem peso na consciência. Com moderação, você vai conseguir colocar a cabeça no travesseiro e dormir muito bem. 

Combinar uma boa noite de sono com um café bem forte continua sendo a melhor fórmula para encarar um dia cheio e com muita energia

Veja também: Café é melhor do que energético para aumentar a disposição?

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