Share

04 cuidados para ter com a mente durante a quarentena

Artigos

Durante as últimas semanas, a gente viu muita coisa mudar por conta do novo coronavírus. A principal recomendação para diminuir os casos da doença é ficar em casa. E claro, o nosso dia a dia não teve como continuar o mesmo. A situação não é nada comum e, por isso, é natural se sentir meio desmotivado ou estressado. Por causa disso, cuidar da saúde mental durante a quarentena é tão importante quanto seguir as dicas de prevenção.

Mas como fazer isso e manter a calma em um momento tão difícil?

Veja 04 maneiras de manter a saúde mental durante a quarentena:

Prepare uma rotina pra você e tente segui-la

É normal que nos primeiros dias fora da rotina a gente fique meio perdido. Afinal, os nossos hábitos não podem mais ser os mesmos (pelo menos por um tempo). Por isso, pra não enlouquecer e se perder entre as suas tarefas, o ideal é preparar uma nova rotina pra você.

Esse novo horário não deve ser denso ou pesado. Comprometa-se a fazer coisas simples, que sejam possíveis dentro dessa realidade temporária.

  • Primeiramente, estabeleça um horário pra acordar e não fique de pijama o dia todo (por mais tentador que isso seja).
  • Sempre comece o dia tomando um café da manhã reforçado acompanhado de uma boa dose de Cafuso. Isso vai te dar bastante energia pra encarar o dia e ainda reforçar a imunidade. Por isso, procure também se alimentar direito e nos horários certinhos.

Veja receitas para fazer em casa.

  • Se estiver trabalhando em casa, separe um cantinho calmo e confortável e organize suas atividades do dia. Se tiver crianças com você, prepare também alguma tarefa para distraí-los durante esse período. Pra te ajudar neste momento, disponibilizamos algumas ilustrações para os pequenos colorirem. Basta imprimir e deixar a criatividade deles tomar conta!
  • Tente fazer alguma atividade física dentro de casa. Deixar o corpo parado não é bom e, além disso, exercícios físicos também fazem bem ao cérebro. Alongamentos simples são mais do que suficientes.

Comece aos poucos e não se culpe ao falhar alguns dias. A mudança de rotina é um processo complicado, por isso, não exija tanto de si mesmo. Seja gentil com você e tenha sempre um cafezinho na mão pra relaxar.

Aproveite o tempo livre pra fazer coisas que gosta

O tempo livre dentro de casa pode ser uma boa oportunidade de fazer coisas que você gosta ou que planeja há muito tempo, mas nunca começa.

Esse pode ser o momento ideal pra ler aquele livro, colocar sua série em dia, aprender um hobby novo, fazer um dia de beleza e até dar uma geral na casa.

Tirar esse momento pra você também é bom pra se distrair um pouco das notícias. Afinal, elas podem causar certa ansiedade, não é mesmo? Por isso, prepare já seu cafezinho e coloque a mão na massa!

Evite o excesso de informação

A gente concorda que estar bem informado é muito importante. Especialmente no momento em que estamos, informação salva vidas. Contudo, o excesso de notícias, principalmente quando não são muito boas, pode gerar ansiedade.

Por isso, não é saudável ficar o dia todo assistindo aos noticiários. O melhor a se fazer é escolher um horário específico pra isso. Ah, e lembre-se: procure fontes confiáveis e fuja das notícias falsas.

Ligue pros seus amigos e familiares

Como já sabemos, ficar em casa é uma das maiores recomendações pra prevenir o avanço do novo coronavírus. Mas, apesar de ser um verdadeiro ato de amor, no momento, o isolamento social pode aflorar sentimentos de solidão.

A fim de afastar esse pensamento, conecte-se às suas pessoas queridas. Marque um cafezinho por chamada de vídeo ou faça uma ligação. Não deixe de dizer o quanto elas são importantes pra você. Espalhe amor e sinta-se amado também.

Além de todos esses cuidados com a mente durante a quarentena, é importante não esquecer das recomendações pra se prevenir contra o vírus.

  • Evite ao máximo sair de casa.
  • Lave bem as mãos ou use álcool em gel.
  • Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Não compartilhe objetos pessoais.

Cuidando de nós mesmos e uns dos outros, vamos sair dessa situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *