Share

08 receitas de esfoliação com café para o rosto, corpo e cabelo

Artigos

Tem gente que só começa o dia depois de uma xícara de café. A bebida é de lei para já despertar com energia. Mas, além dos benefícios do café que já conhecemos, você sabia que o seu companheiro de todas as horas também pode ajudar na saúde da pele e do cabelo?

O café funciona no corpo como um antioxidante e anti-inflamatório. Ele aumenta o fluxo de sangue, favorece a circulação e ainda ajuda a remover as células mortas da pele de maneira menos agressiva. E as vantagens não acabam aí. A esfoliação com café também atua das seguintes formas:

  • Ajuda a clarear manchas leves;
  • Diminui a oleosidade;
  • Dá mais resistência à pele;
  • Protege a pele de raios solares;
  • Retarda o envelhecimento.

A esfoliação com café é uma dica de beleza e tanto! Além disso, é um jeitinho de você se cuidar com as coisas que tem em casa mesmo. 

Conheça algumas receitinhas caseiras de esfoliação com café e para que servem cada uma delas.

Esfoliação com café para o rosto

A esfoliação com café no rosto é bastante eficaz no tratamento de olheiras, acnes e manchas. Entretanto, apesar de todos os benefícios que você viu ali em cima, quando esfoliada em excesso, a pele fica ressecada. Por isso, a esfoliação com café no rosto é recomendada somente de uma a duas vezes por semana

Além disso, é preciso ter muito cuidado ao aplicar os esfoliantes caseiros de café nas regiões com mais espinhas. Esfregar com muita força pode machucar e provocar ferimentos.

O melhor horário para fazer esfoliação de café no rosto é antes de dormir. Dessa forma, a pele não entra em contato direto com o sol. Isso previne o aparecimento de mais manchas. 

Atentas sobre os cuidados necessários, veja quatro tipos de esfoliação com café para o rosto:

1. Esfoliação com café puro

Essa é a esfoliação com café para o rosto mais simples. Você só vai precisar da borra de café que sobra após preparar a bebida. Ela vai ajudar a controlar a oleosidade e, assim, evitar as espinhas. 

Para fazer essa esfoliação com café para o rosto, separar a borra que sobrou após o preparo da bebida e passe no rosto. Faça movimentos circulares bem suaves para não machucar a pele. Deixe por um minuto e, depois, retire com água.

2. Esfoliação com café com ovo

Misturando 2 colheres (sopa) de borra de café com 1 clara de ovo batida em neve e 2 gotas de óleo de amêndoas. Antes de aplicar, abra os poros do rosto com água morna. Em seguida, passe a mistura na pele, esfregando cuidadosamente com movimentos circulares. Deixe agir por 10 minutos e, então, retire a máscara.

3. Esfoliação com café com óleo de coco

Ao contrário do que se pode pensar, o óleo de coco não produz oleosidade na pele. Na verdade, ele é um ótimo tratamento de acne, uma vez que é um antibacteriano natural.

Para fazer a esfoliação de café para o rosto com óleo de coco, primeiramente, misture 1 colher (chá) de óleo de coco com 2 colheres (sopa) de borra de café.

Antes de aplicar o esfoliante caseiro de café, abra os poros com uma toalha quente. Em seguida, passe a mistura no rosto em movimentos circulares. Deixe agir por alguns minutos. Por fim, enxágue com água fria para fechar os poros. 

4. Esfoliação com café com leite

O leite age no rosto proporcionando maciez e suavidade. Por isso, essa máscara é muito boa para pessoas com a pele ressecada.

Junte 4 colheres (sopa) de leite com 2 colheres (sopa) de borra de café e misture bem até formarem um creme. Durante o banho mesmo, aplique a mistura no rosto, esfregando de forma circular.

Espere alguns minutos e enxágue com água fria. Por fim, hidrate a pele com creme facial depois do banho.

5. Esfoliação com café e mel

Essa esfoliação com café para o rosto é excelente para peles oleosas. O mel ajuda a diminuir as acnes e amenizar os efeitos do sol na pele.

O primeiro passo é preparar uma mistura bem consistente com 1 colher (sopa) de mel e 2 colheres (sopa) de borra de café. Em seguida, abra os poros com uma toalha quente e, por fim, aplique o esfoliante.

Deixe agir por alguns minutos e, finalmente, enxágue com água fria.

6. Esfoliação com café e azeite

Nessa esfoliação com café para o rosto, a borra é responsável por tirar as células mortas, enquanto o azeite hidrata a pele

Misture  ½ xícara de café em pó com 2 colheres (sopa) de azeite. Mexa até formar uma pastinha. Depois que fizer isso, lave o rosto e, sob a pele úmida, passe o creme fazendo movimentos circulares por dois minutos. Por fim, enxágue normalmente.

 Apesar de ser muito comum fazer esfoliação com café no rosto, essa não é a única parte do corpo que pode se beneficiar. Os esfoliantes caseiros de café também ajudam a amenizar as celulites nas pernas e bumbum.

Esfoliação com café para o corpo

Como a esfoliação com café ajuda muito a melhorar a circulação sanguínea, ela contribui bastante para reduzir  as celulites. Veja a seguir uma receitinha para fazer esfoliação com café no corpo:

7. Esfoliação da café para o corpo com melado de cana

Primeiramente, misture 2 colheres (sopa) de borra de café com 2 colheres (sopa) de melado de cana até formarem uma massinha pegajosa. Em seguida, aplique a mistura nas áreas com celulite e estrias. Lembre-se: a pele deve estar limpa.

Depois que passar, massageie por aproximadamente 5 minutos, fazendo movimentos circulares. Em seguida, deixe agir por 10 minutos e enxágue. Por fim, lave a região com sabonete.

E se você acha que só tem esfoliação com café para o corpo e o resto, está muito enganada!  Seu cabelo também pode se beneficiar das propriedades do grão.

Esfoliação com café para o cabelo

O esfoliante caseiro de café para o cabelo funciona como um shampoo antirresíduo, pois limpa profundamente o couro cabeludo. Além disso, como facilita a circulação, também pode ajudar no crescimento dos fios

Essa esfoliação com café é recomendada pela menos uma vez por mês.

8. Café com shampoo

Para começar, misture 2 colheres (sopa) do seu shampoo com 1 colher (sopa) de pó de café. Acrescenta também um pouco de água para diluir. Em seguida, passe no cabelo sujo, massageando-o. Deixe agir por cerca de 5 minutos e, por fim, enxágue.

A esfoliação com café, seja para o rosto, corpo ou cabelos, é muito boa. Você pôde ver que cada receitinha tem a sua vantagem  e o seu objetivo. Agora é só escolher a que melhor serve para você. O café tem muitas utilidades e uma das mais importantes é te deixar bem para encarar a vida. 

Que tal chamar as amigas e tirar um dia de beleza acompanhado de muito café Cafuso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 | Grupo Tristão. Todos os direitos reservados.