Share

Mitos e verdades sobre o café

Artigos

No mês em que comemoramos o dia Mundial do Café, trouxemos alguns mitos e verdades que rondam a segunda bebida mais consumida no mundo – e que você já deve ter ouvido por aí. Vamos lá!

 

  • Café faz mal para os dentes?

Mito. O que prejudica a saúde bucal é a falta de cuidados e, principalmente, a falta de escovação! Pode tomar seu café tranquilo e sorrir muito por aí.

 

  • Café ajuda a aliviar a ressaca.

Verdade. A cafeína ajuda a diminuir os sintomas de indisposição do corpo por apresentar efeito analgésico. Importante aliar a bebida de café com o consumo de água para melhor recuperação pós-bebedeira.

 

  • Cachorro não pode tomar café.

Verdade. Cachorros, gatos, papagaios e outros animais domésticos não devem consumir café! Isso porque a cafeína atua no sistema nervoso do animal e pode causar hiperatividade, tremores, aumento da frequência cardíaca e até convulsões.

 

  • Café faz mal para saúde.

Mito. Inúmeras pesquisas comprovam os benefícios do café para a saúde humana. Se consumida na quantidade adequada, o café pode auxiliar no emagrecimento, na saúde cardiovascular e também pode prevenir doenças, como Alzheimer e diabetes.

 

  • Existe uma quantidade correta de café para beber ao dia.

Verdade. É aconselhado beber de 2 a 3 xícaras de café por dia. O ideal é procurar um médico para aconselhar a medida ideal de acordo com cada dieta.

 

  • Café sem açúcar é mais saudável?

Verdade. O excesso de açúcar no dia a dia pode causar doenças como diabetes. Por isso, prefira adoçantes naturais ou aposte no bom e forte café sem açúcar.

 

  • Café envelhece.

Mito. Por possuir antioxidantes, o café ajuda no rejuvenescimento. Inclusive, muitos produtos de beleza usam a cafeína na sua composição. 

 

Tem algum desses que você acreditava ou não sabia? Conta pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 | Grupo Tristão. Todos os direitos reservados.