Para que serve cafeína?
Muitas pessoas não se arriscam a começar o dia sem antes tomar uma boa xícara de café. Só depois de consumir a bebida elas se sentem preparadas para fazer tudo o que precisam. Afinal, o café dá mais ânimo e aumenta a concentração. Apesar de conhecer bem esses efeitos, você sabe por que isso acontece?
Essas ações do café no nosso organismo são fruto da principal substância na sua composição: a cafeína. Com toda certeza você já ouviu falar sobre ela, mas hoje vai a conhecer a fundo.
Neste artigo, vamos explicar o que é para que serve a cafeína.
O que é a cafeína?
Para início de conversa, a cafeína não está presente só no café. Se você pensou que ela era exclusividade da bebida, vai se surpreender ao saber que ela é encontrada naturalmente em até 60 plantas. Apesar de ser famosa por conta do café, ela também pode ser achada no guaraná, na erva-mate e no chá-verde.
A cafeína é um composto químico de ação estimulante. Ela age no organismo inibindo a ação da adenosina, que é um calmante natural do corpo. A partir disso, ficamos mais alertas e ligados. A sua eficácia é bem rápida porque a substância cai direto na corrente sanguínea. Dessa forma, entre 30 a 60 minutos depois do consumo, alcançamos o ápice do seu efeito.
Apesar dessa ser a função mais conhecida, a cafeína também tem outras utilidades. Entenda a seguir para que mais serve a cafeína.
Para que serve a cafeína?
Ajudar a emagrecer
A cafeína pode ser uma forte aliada na perda de peso. A substância tem ação termogênica, o que significa que ela eleva a temperatura corporal e acelera o metabolismo. Dessa forma, mais gordura é transformada em energia para ser gasta.
Melhorar o desempenho em exercícios físicos
Conforme nos deixa mais atentos, em estado de alerta e com mais energia disponível para gastar, a cafeína é um bom pré-treino. Além disso, existem estudos que defendem que a substância diminui a percepção de dor.
Veja também: Tomar café antes do treino ajuda no desempenho.
Melhorar o humor
Além de agir no sistema nervoso inibindo a adenosina, a cafeína também age estimulando a produção dos hormônios da felicidade. Dessa forma, ela colabora para proteger os neurônios, ajudando a evitar doenças neurológicas.
São diversos e inegáveis os benefícios da cafeína no organismo. Mas os efeitos positivos só vão aparecer se a substância for consumida na quantidade correta.
Segundo à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é seguro para pessoas saudáveis consumirem até 400 mg de cafeína, seja como suplemento ou na alimentação. Falando de um jeito que a gente entende, são liberadas até 5 xícaras de café por dia.
Gostou de saber para que serve cafeína? Se surpreendeu com alguma informação que você não sabia? Deixe nos comentários.
Leia também: Café faz bem para o coração?