Share

Receita de doce de jaca cristalizado

Receitas

A receita de doce de jaca cristalizado é bem famosa em certas regiões do Espírito Santo, principalmente nas montanhas. A sobremesa é tradição em algumas famílias e, por isso, gera boas memórias.

 

O doce de jaca cristalizado forma uma casquinha durinha por fora e uma textura beeem cremosa por dentro, que derrete na boca. Excelente pra tomar junto com um café quentinho feito na hora!

Aprenda a fazer em casa:

Ingredientes para a receita de doce de jaca cristalizado

1 kg de jaca
500 g de açúcar refinado
250 g de açúcar cristal

Modo de preparo do doce de jaca cristalizado

Primeiramente, comece batendo a polpa da jaca no liquidificador até virar uma mistura homogênea. Se preferir, pode cozinhar a polpa da jaca antes disso.
Em seguida, coloque em uma panela junto com o açúcar refinado e leve ao fogo. Mexa sempre até formar uma consistência firme. O ponto ideal é desgrudando do fundo da panela.
Depois que estiver pronto, espere esfriar um pouco e, com uma colher de sopa, faça bolinhas com doce de jaca. Passe as porções em um prato com o açúcar cristal e, por fim, leve à geladeira.

A receita é bem simples, mas, escolher a fruta antes pode parecer complicado. Como saber qual é a ideal pra preparar sua receita de doce de jaca cristalizado? Aí vão algumas dicas:

Existem dois tipos mais comuns da fruta: a jaca dura e a jaca mole. As duas servem para fazer o doce. Porém, a jaca dura, geralmente é maior e tem um sabor mais suave. A jaca mole, por sua vez, é mais doce. Pra saber se elas estão boas pro consumo, o cheiro não engana. Se está muito forte, significa que ela está madura demais.

Agora que você já sabe como fazer, é só preparar o doce de jaca cristalizado e aproveitar com seu café Cafuso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *