Share

Como adoçar seu café sem prejudicar a saúde: conheça os tipos de adoçantes e suas diferenças

Artigos

Como você bem sabe, o café é um graaande amigo da sua saúde. Além de fazer bem para o cérebro, ele também age no intestino e até no coração. Mas, se você é uma daquelas pessoas que não conseguem tomar um cafezinho sem açúcar, ele pode parecer uma pedra enorme no caminho de uma vida mais saudável. Enquanto ocafé puro ajuda a emagrecer, e até a prevenir diabetes, o açúcar é o verdadeiro vilão para quem pretende perder peso e/ou tem a doença.

A gente já deu algumas dicas aqui no blog de como começar a tomar café sem açúcar. Porém, se o sabor docinho é indispensável pra você, como então aproveitar seu cafezinho do jeito que você gosta sem usar o açúcar?

Uma ótima solução são os adoçantes. Eles costumam ter bem menos calorias do que o açúcar e um potencial de adoçar muito maior. Além disso, em geral, os adoçantes não são absorvidos pelo organismo. Isso significa que em pouco tempo seu corpo dá conta de eliminar qualquer resquício dele.

Apesar de ser uma boa opção, existe uma infinidade de tipos de adoçantes diferentes. Conheça-os abaixo e veja qual serve melhor para você adoçar seu Cafuso.

 

Tipos de adoçantes e suas diferenças

 

Os adoçantes são os produtos que dão sabor doce aos alimentos, mas que não têm sacarose na composição. Para quem não conhece a sacarose, ela é o principal elemento do açúcar, prejudicial para diabéticos e para quem pretende perder peso.

Existem dois grandes tipos de adoçantes: os naturais e os sintéticos ou artificiais. O primeiro é de origem vegetal ou de frutas; o segundo, produzido em laboratório. Este último não contém calorias e é o mais indicado para diabéticos.

Conheça os tipos de adoçantes mais utilizados de cada grupo e suas diferenças:

 

Adoçantes naturais

 

Stevia

 

Se você já procurou por adoçantes nos mercados e padarias, provavelmente se deparou com esse nome. O adoçante stevia é um dos mais conhecidos e comentados nos últimos tempos. Ele é um dos únicos dessa categoria a ser produzido em escala industrial. Seu poder adoçante chega a ser 300 vezes maior do que o do açúcar.

Totalmente natural, ele é retirado de uma planta nativa da fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Devido à sua origem vegetal, em geral não existem contraindicações para o uso desse adoçante. Contudo, crianças, diabéticos e grávidas devem ter um cuidado a mais e consultar um médico antes de consumí-lo.

 

Adoçantes artificiais

 

Sucralose

 

O nome desse adoçante não é a única coisa parecida entre ele e a sacarose do açúcar. O adoçante sucralose é derivado do principal elemento do açúcar. Ele é produto de uma série de processos químicos realizados em laboratório. Mas não se engane: as alterações sintéticas não o deixam menos saudável. Este tipo de adoçante continua sendo o mais recomendado por nutricionistas.

O adoçante sucralose tem um sabor parecido com o açúcar,possui zero calorias e não exige grandes quantidades para adoçar bem. Além disso, ele não é metabolizado pelo organismo, logo é completamente eliminado em até 24 horas. Por fim, a sucraloseresiste muito bem ao calor, portanto, ideal para o seu cafezinho!

 

Aspartame

 

O aspartame, assim como o stevia e o sucralose, está entre os tipos de adoçantes mais conhecidos e usados. O adoçante aspartame, especificamente, agrada bastante por ter um sabor muito parecido com o açúcar branco. Apesar disso, ele não deve ser utilizado em altas temperaturas. Portanto, prefira utilizá-lo nas suas receitas de café gelado. O aspartame também não é recomendado para mulheres grávidas ou portadores de fenilcetonúria.

 

Sacarina

 

Extraído de um derivado do petróleo, a sacarina é o adoçante artificial mais antigo que existe. Seu poder adoçante é 300 vezes maior do que o do açúcar branco. Ele pode ser utilizado em altas temperaturas, portanto, serve bem para adoçar seu café Cafuso!

Contudo, mulheres grávidas e pessoas com hipertensão devem evitar usá-lo. A sacarina já foi associada a alguns problemas com o feto e também contém sódio na sua composição.

 

Ciclamato

 

O adoçante ciclamato não tem um poder adoçante tão grande quanto os outros adoçantes que você acabou de conhecer melhor. Entretanto, seu sabor é muito parecido com o de açúcar refinado. A única contraindicação do ciclamato é para as pessoas com hipertensão. Assim como a sacarina, este tipo de adoçante tem muito sódio na composição, o que é prejudicial às pessoas nessa condição.

 

Acessulfame-K

 

Por fim, o adoçante acessulfame também pode ser usado em altas temperaturas sem prejudicar o sabor do seu cafezinho. Ele tem poder de adoçar cerca de 200 vezes mais que o açúcar branco.

Agora que você já conhece os tipos de adoçantes e suas diferenças, é só escolher a melhor opção para você saborear seu café Cafuso quentinho e docinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *