Quem nunca se empolgou no preparo do cafezinho e acabou fazendo muito além da conta?
E se a gente não toma tudo de uma vez, jogar fora o que sobrou nem é uma opção. Por isso, muita gente guarda o café para outra hora e esquenta novamente quando for beber. Mas você sabia que essa pode não ser a melhor opção? Tomar café requentado faz mal.
Neste artigo, vamos explicar o porquê e ainda te dar uma dica de como evitar o desperdício.
Como a gente já sabe, o café faz muito bem à saúde. A bebida age no cérebro, no metabolismo e até no coração. Contudo, requentar o café altera suas características, podendo causar desconforto e mal estar.
Tomar café requentado faz mal porque ataca o estômago e costuma acarretar azia, dores de cabeça, tontura e enjoo.
Esses desconfortos acontecem quando a bebida é aquecida novamente porque ela perde o aroma, o sabor e as propriedades de origem. Requentar o café degrada todas as substâncias presentes nele. Além de causar desconforto físico, perder o delicioso gostinho de café não é nada bom, né?
Portanto, o ideal é consumir o seu cafezinho até 20 minutos depois do preparo. Passado esse tempo, o processo de oxidação da bebida começa. Mesmo dentro de uma garrafa térmica bem cuidada, o café deve estar completamente oxidado em até uma hora.
Isso acontece porque, em temperaturas mais altas, o café oxida mais depressa. A oxidação da bebida fica duas vezes mais rápida a cada 10 ºC acima da temperatura ambiente.
Sendo assim, é possível concluir que tomar café requentado faz mal e é um hábito que deve ser evitado. A melhor forma de fazer isso é começar a preparar o seu cafezinho na medida certa. Assim você preserva sua saúde e não desperdiça essa bebida tão preciosa que a gente ama.
Se no dia a dia você ainda costuma sentir desconforto no estômago mesmo quando toma o café fresquinho, veja algumas dicas de como evitar a azia.