Opções para visitar e conhecer melhor o Espírito Santo
A história do Espírito Santo é tão rica quanto a do Brasil. Você já visitou algum museu ou local histórico do Estado? É uma ótima chance para passar momentos inesquecíveis neste verão e até levar algum visitante de outros estados para aprender um pouco sobre os capixabas. Prepare seu Cafuso antes de sair de casa e vamos passear!
Em Vila Velha, o Museu da Vale possui um vasto acervo das estradas de ferro Vitória-Minas Gerais, com 413 peças divididas em três salas e um Centro de memória, com 18 mil itens entre livros, plantas, mapas, documentos e fotografias, entre outros registros e preciosidades, que ilustram ricamente a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas e da Vale desde sua fundação até o tempo presente.
Também em Vila Velha, o Farol Santa Luzia fica no final da Praia da Costa e consiste em uma torre octogonal metálica com 12 metros de altura, pintado de branco, confeccionada na cidade Glasgow na Escócia, em 1870. O monumento foi encomendado por João Maurício Wanderley, o Barão de Cotegipe, que na ocasião era responsável pelas pastas da Marinha e de Estrangeiros no reinado do então imperador D. Pedro II.
Em Jucutuquara, Vitória, o Museu Solar Monjardim é considerado como a mais antiga construção rural particular do período colonial capixaba. O casarão possui onze quartos, três salões, capela dedicada à Nossa Senhora do Carmo, cozinha de piso atijolado e uma longa varanda. Em construções anexas ficavam estabelecimentos de indústrias caseiras e alojamento de escravos domésticos. Seu acervo contém mais de duas mil peças, entre mobílias, peças de arte sacra e utensílios domésticos e é direcionado para reconstituir uma residência rural de família abastada no século XIX.
Interior do Espírito Santo
Quem quiser botar o pé na estrada e desbravar o interior do Estado, vai encontrar muita história dos colonizadores italianos, alemães e portugueses. Faça um café da manhã reforçado com Cafuso para se preparar para a viagem. Confira algumas atrações.
Muqui e Iconha, por exemplo, abrigam diversas construções tombadas pelo patrimônio histórico, e algumas delas abertas a visitação. O Museu Histórico Municipal, em Iconha, conta com peças, documentos e fotos dos imigrantes italianos e portugueses.
Em Santa Leopoldina, entre o rico conjunto arquitetônico em estilo colonial luso-brasileiro, existe o Museu do Colono. Ele funciona em uma casa com mais de 180 anos, que pertenceu a um dos fundadores da cidade. A residência já hospedou o imperador D. Pedro II e a princesa Leopoldina.
O Vale do Canaã, em Santa Teresa, é o local onde se iniciou a colonização do município e inspirou o escritor Graça Aranha a escrever o romance Canaã, lançado em 1902.
No município de Castelo encontra-se o Casarão da Fazenda do Centro. Construído por portugueses em 1845, o casarão retrata o período da escravatura no Brasil. Depois comprado pelos padres agostinianos funcionou um período como escola e noviciado. Agora, após sua recuperação, abriga em toda a sua estrutura salas da memória, capela e loja de artesanato.
Programe-se e agende sua visita cultural no Espírito Santo!
Parabens aos responsaveis pela divulgacao do Turismo Capixaba.
E importante cada firma se empenhar na divulgacao das coisas boas que o turista possa desfrutar nesta terra hospitaleira e de um povo muito receptivo.
Com certeza o retorno sera compensador.
Sugiro novos roteiros pelas praias e montanhas capixabas.
Sucesso Cafe Cafuso!
Obrigado Ruth! Sua sugestão foi anotada. Aguarde que em breve teremos artigos especiais sobre as belezas capixabas! 😉