Share

Atletas Cafuso: Vanderley salienta a importância do planejamento da corrida

Artigos

O ano de 2017 está repleto de realizações para os atletas da Equipe Cafuso. Colecionando troféus e medalhas, a equipe permanece focada para as próximas provas e não pretende se acomodar.

O atleta Vanderley da Conceição faz parte da nossa equipe e já corre há 11 anos. Para ele, o mais importante para um atleta é conhecer a modalidade e principalmente as provas que pretende participar. A estratégia é tão essencial quanto o preparo físico nesse esporte.

Vanderley, hoje com 40 anos, participou de sua primeira prova oficial aos 29. Como já praticava o ciclismo, bastou um empurrãozinho do amigo Luciano Guzanski para pegar o gosto pela corrida de rua e entrar para o time de Cafuso.

O corredor tem como ídolo o atleta checoeslováquio Emil Zatopak, campeão olímpico de 1952 nos 5 mil metros, 10 mil metros e na maratona.  Em 2013, Vanderley conta que obteve seu melhor resultado. “Participei de uma corrida noturna aqui na capital (Vitória), a Night Run Etapa Marte 5k. Na ocasião, fui campeão e de quebra fiz os 5km com o tempo de 15 minutos e 45 segundos”.

Para se preparar, além da rotina de treinos, ele salienta que é necessário estudar a competição. “É preciso saber como se comportar no grande dia, qual estratégia usar”. Por isso, a dica que o atleta dá para quem quer começar é exatamente essa: buscar informações sobre a atividade e estar ciente de suas  pretensões desde o início. “A pessoa precisa saber o que esperar da corrida. Apenas lazer/qualidade de vida ou desempenho e alto rendimento”, contou.

Realizado como atleta Cafuso, ele conta que arriscou tudo buscando um sonho que só ele acreditava. Passou por dificuldades durante sua trajetória, pessoas que o desencorajaram, mas nada o impediu de continuar tentando.

Com exatamente 5 anos de dedicação, os resultados começaram a aparecer. Assim, a opinião da família e amigos começou a mudar. “Hoje me sinto realizado pelo status que me encontro no cenário capixaba, por ser um atleta respeitado e admirado. Minha maior ambição na corrida de rua é estar em um pódio da Corrida Garoto na categoria Capixaba. Estar entre os melhores atletas do Espírito Santo”.

Atletas como Vanderley combinam com nossa identidade. A ambição de querer sempre mais e a energia para alcançar os objetivos são nosso combustível diário.

Comments (3)

  • Sou muito grato a Real Café pelo apoio e incentivo que depositam em nós atletas, pelo respeito não somente como atleta mas pessoas, obrigado Equipe CafusO.

  • parabéns meu amigo e companheiro de equipe Wanderley da conceição,você é casca grossa!2019 promete amigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *