Da Etiópia para o mundo: conheça a história do café
Enquanto a família de Cida tomava café da manhã, nanda serviu-se de uma xícara bem cheia de Cafuso e pensou: Qual a história do café? De onde veio o hábito de preparar a bebida?
Curiosa, ela pesquisou a história na internet. Foi então que descobriu uma lenda árabe bem interessante sobre a origem do café.
A bebida é consumida hoje no mundo inteiro das mais variadas formas. Mas diz a lenda que o café foi descoberto por acaso, graças a um pastor de cabras da Etiópia. Enquanto que monges do Iêmen foram os primeiros a cultivar o grão em cafezais.
Há muito tempo, na Etiópia, um pastor de cabras chamado Kaldi tomava conta de seu rebanho nas montanhas do local. Todas as noites, seus animais caminhavam até o outro lado da montanha e lá ficavam por algumas horas. Quando voltavam, suas cabras estavam saltitantes e com muita energia e disposição.
Diante desta cena, Kaldi ficou muito curioso e quis saber o motivo de tanta euforia momentânea. Por isso, uma noite ele resolveu seguir seu rebanho e os viu pastarem entre alguns arbustos com grãos vermelhos. Assim, ele colheu alguns daqueles grãos e comeu-os, sentindo uma incrível vitalidade.
Algum tempo depois, Kaldi ofereceu aqueles grãos a um monge da região, que decidiu fazer uma infusão com o fruto, como se fosse um chá. Foi então que ele percebeu que a bebida ajudava a resistir ao sono em seus longos períodos de oração.
Depois da descoberta, a história se espalhou entre os monastérios e criou uma grande demanda pelo café.
História do café No Brasil
A história do café no Brasil também é bastante curiosa. Desde o período colonial, passando por períodos importantes como a política do café com leite, o produto é um dos principais artigos de exportação nacional. Tanto que hoje o Brasil é considerado o maior produtor de café do planeta e é reconhecido pela qualidade do café produzido.
Dentro do país, o Espírito Santo se destaca como o segundo maior produtor de café Robusta (Conilon). O país também já está inserido no mercado de café Arábica, com plantações na região montanhosa. A Realcafé utiliza uma vasta gama de qualidade dos cafés brasileiros, desde o conilon até os sofisticados grãos arábica em seus produtos.