Juntar os amigos para tomar um café ou dar uma pequena pausa no meio do dia a fim de saborear a bebida já é suficiente para deixar a rotina mais leve e melhorar o humor. Só isso já nos faz achar que existe felicidade em uma xícara de café. Mas ainda, além desses serem, por si só, momentos de relaxamento, o café tem propriedades que colaboram nisso. Estão entre o efeitos e benefícios do café a melhora da memória e concentração, aumento da produtividade, entre tantos outros.
Esses pequenos prazeres, como a sensação de se sentir produtivo em uma tarefa, podem acarretar um sentimento bom de felicidade. Essa emoção, contudo, não está ligada só a esses fatores. A própria composição química da bebida faz com que exista, de fato, bastante felicidade em uma xícara de café.
A cafeína é um dos principais elementos do café e tem alta concentração na bebida. Ela é uma espécie de estimulante para a liberação de dopamina. Por sua vez, a dopamina é um dos neurotransmissores encarregados pela sensação de prazer e bem estar. Portanto, beber café tem sim uma parcela de responsabilidade na sua felicidade.
Um estudo realizado na Universidade de Ruhr, na Alemanha, comprovou ainda que, com o café, as palavras ou expressões positivas são melhor reconhecidas. Isso porque a bebida acelera o processamento verbal do cérebro, o que colabora para uma identificação mais rápida e precisa das palavras. Acrescentando a dopamina nessa conta, as palavras que trazem bem-estar ficam mais perceptíveis do que as negativas.
Por esse e outros motivos, antes de começar o dia ou iniciar uma tarefa importante, tome café. Além de aguçar a sua percepção, o cafezinho vai te ajudar a ter uma visão mais positiva das coisas ao seu redor. Afinal, a felicidade está nas coisas simples, como uma xícara de café Cafuso dentro da rotina diária!