Receita de suflê de café Cafuso com creme de baunilha
De origem francesa, a receita do suflê já tem mais de dois séculos. Tradicionalmente, o suflê era feito de queijo. Mas, hoje, o prato se apresenta em várias versões. Novos ingredientes foram adicionados, inclusive doces. O suflê de café é uma dessas gostosas invenções.
Apesar de reinventado ao longo dos anos, sua textura fofinha e a massa aerada permanecem como seu diferencial. A delicadeza do suflê ainda pode ficar melhor se unida à força do Café Cafuso Extraforte. Quer aprender como combinar essas duas propriedades e fazer um delicioso suflê de café?
Ingredientes:
Creme de Baunilha:
2 gemas
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 e meia xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
Suflê:
5 colheres (sopa) de manteiga
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
Meia xícara (chá) de leite
5 colheres (sopa) de Café Cafuso Extraforte
6 colheres (sopa) de açúcar
3 gemas
4 claras
Açúcar de confeiteiro para salpicar
Manteiga para untar
Modo de preparo:
Creme de Baunilha:
Coloque as gemas, o açúcar, a baunilha, o leite e o amido de milho em uma panela. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até obter um creme homogêneo e ligeiramente grosso. Deixe esfriar e leve à geladeira por cerca de 2 horas.
Suflê:
Derreta a manteiga, retire do fogo e junte a farinha de trigo. Volte ao fogo e despeje o leite aos poucos, mexendo até obter um creme homogêneo. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 3 minutos. Retire do fogo, junte o Café Cafuso Extraforte e o açúcar. Adicione as gemas, mexa e reserve. Bata as claras em neve e misture-as delicadamente ao creme de chocolate. Coloque a massa de suflê em uma fôrma média untada com manteiga e leve ao forno médio (180°C) preaquecido por cerca de 30 minutos ou até que o suflê tenha crescido. Salpique açúcar de confeiteiro e sirva a seguir acompanhado pelo creme de baunilha gelado.
Assim que o suflê de café estiver pronto, a nossa dica é não esperar muito para comer. Ele precisa estar quentinho para não murchar e manter a maciez.