Share

Atletas Cafuso: Surfista Lucas Medeiros tornou seu lazer uma profissão

Artigos

A equipe de atletas Cafuso teve um ano excepcional, com diversas realizações. No mar, o atleta Lucas Medeiros está dominando as ondas e o mundo com seu Stand Up. Ele já surfou ondas gigantes no Havaí, já dividiu o mar com campeões mundiais e não pretende parar tão cedo.

O capixaba Lucas Medeiros, patrocinado pelo Café Cafuso,  desde sempre foi ligado ao mar. Aos 13 anos já praticava o surf convencional nas praias de Jacaraípe e aos 19 conheceu a modalidade Stand Up. “Sempre fui fissurado pelos esportes ligados ao mar, como pesca, natação, remo e o surf convencional. Aos 19 anos conheci o Stand Up através de um amigo e, por ser algo novo, levei como um desafio”.

Fã do surfista norte-americano 11 vezes campeão Kelly Slater, Lucas diz que sempre foi muito sonhador. Vindo de uma família humilde, trabalha desde os 13 anos de idade para ajudar a família. “Comecei a trabalhar em uma fábrica de pranchas, estreitando minha relação com o surf ainda mais, lidando com atletas profissionais, amadores e empresários que praticavam o esporte como lazer”.

Com o passar do tempo, ainda adolescente, ele enxergou no surf uma possibilidade de trabalho. “Me identifiquei muito (com o esporte). Nesse período comecei a competir e sempre tive o sonho de surfar ondas perfeitas em lugares como Indonesia, Tahiti, Havaí e outros”.

O que era um lazer na adolescência, virou coisa séria e hoje, aos 22 anos, Lucas considera um trabalho. São 4 anos de dedicação ao esporte que levou o café Cafuso a apoiá-lo e também já levou o atleta a desafios inimagináveis. Um deles, considerado o marco mais importante de sua carreira, foi quando ele teve a oportunidade de viajar até a praia de Jaws, na ilha de Maui-Havaí, para surfar a maior onda já surfada por um capixaba.

E foi em uma de suas idas ao Havaí que a parceria entre Lucas e o café Cafuso começou. “Conheci a família do diretor de Cafuso durante suas férias e hoje tenho esta marca como meu principal patrocinador. Uma conquista de trabalho duro que hoje colhemos frutos. Fico feliz em representar uma das maiores empresas do Brasil e 100% capixaba”.

Em uma recente visita ao Estado, o surfista Carlos Burle passou algumas dicas para o atleta Cafuso, que pretende voltar ainda em novembro para o Havaí para surfar uma onda maior que a do ano passado.

Da Serra para o mundo, ele conta com nosso apoio e diz que atualmente vive o sonho de qualquer surfista em sua carreira. “Uma das minhas maiores realizações foi quando eu fui pela primeira vez pro Havaí. Realizei um sonho meu de infância e o de qualquer surfista. Logo na primeira temporada fiquei em uma casa vizinha a do Kelly Slater e treinava jiu-jitsu com ele diariamente. Sem contar os dias de Surf ao lado do ídolo”.

Mas o surfista salienta que os momentos de dificuldade também fazem parte da jornada. Os desafios devem servir apenas para nos deixar mais motivado. “A maior dificuldade da carreira é quando você treina muito para uma competição, investe tempo, dinheiro e em meio a tudo isso o desgaste físico e mental e simplesmente, em uma prova de 20 minutos com os 32 melhores do mundo onde só um é campeão, acontece algo inesperado e você perde”.

Lucas diz que é importante saber filtrar o que foi bom e quais foram as falhas para melhorar da próxima vez. O patrocínio de Cafuso ao atleta é uma forma de incentivá-lo a continuar, apesar das dificuldades. Apoiamos nos momentos difíceis e vibramos juntos cada vitória.

De agora em diante, Lucas foca em seu sonho de ser campeão mundial e virar referência dentro e fora d’água. Ele pretende criar projetos sociais para ensinar crianças a trilhar o mesmo caminho que o levou até ali e ainda escrever um livro. “Quero criar o Instituto Lucas Medeiros na minha cidade para passar tudo aquilo que aprendi no meu caminho. Quero deixar claro que nunca devemos parar de sonhar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *