O café pelo mundo
O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, porém, em cada país a hora do cafezinho tem um ritual diferente. Está curioso em saber como é o hábito de apreciar o café pelo mundo? Então confira abaixo e diga se você ousaria experimentar essas diferentes formas de consumir o café pelo mundo.
No México, o café ganha a companhia do melaço e da canela. Na África e no Oriente Médio a especiaria também acompanha o café e, além dela, utilizam alho e gengibre no cafezinho.
Na Bélgica o costume é colocar um pedaço de chocolate dentro do café e consumí-lo quando estiver derretido. Já em Singapura e no sudoeste asiático, é comum “temperar” o café com a manteiga. Isso mesmo! A justificativa é que a bebida fica mais encorpada, com um aroma agradável e apura a percepção das notas caramelizadas do grão. Esse hábito, inclusive, também está inserido na vida dos americanos, como o chamado “bulletproof”, tendência que afirma garantir mais saúde aos consumidores. No Brasil, o café com manteiga é bastante popular, principalmente, pelo interior do país.
Continuando o tour do café pelo mundo, chegamos na Alemanha, onde o café pode ser degustado com leite condensado ou chantilly. Na Áustria, pasmem, a bebida é acompanhada por ovo e mel. Primeiro coloca-se o ovo e o mel na xícara ou copo e, aos poucos, acrescenta-se o café bem devagar enquanto se mexe. Também é possível adicionar conhaque e leite. Bem diferente não é mesmo?
Em países como a Turquia, Hungria e Etiópia, é comum tomar o café com sal para reduzir o amargor e acentuar o gosto do café. Outra combinação inusitada é o café com queijo. Suecos e hispânicos costumam mergulhar o queijo no café quente, tornando-o mais macio. No Brasil, algumas pessoas têm trocado o docinho de acompanhamento do café por queijo, pois segundo eles, a combinação permite sentir melhor a acidez e o amargor da bebida.
E aí, gostou de saber como é o consumo do café pelo mundo? Vai se aventurar a experimentar alguma das versões? O importante é aproveitar bem a companhia do cafezinho, onde estiver! #PõeCafusoNisso