Share
como fazer pasta de amendoim

Como fazer pasta de amendoim caseira?

Artigos

Ingrediente versátil, a pasta de amendoim pode ser usada em inúmeras receitas diferentes, dando um toque bem especial para cada uma delas. Ter o creme em casa é uma porta de entrada para pratos deliciosos e, além disso, saudáveis. Isso porque a versatilidade e o sabor não são seus únicos benefícios.

A pasta de amendoim, apesar de calórica, é repleta de gorduras boas. Ela é uma fonte de energia que equilibra proteínas e carboidratos na medida certa. Essas vantagens ainda podem ser potencializadas se o creme for feito em casa, com ingredientes naturais. Além disso, fazer pasta de amendoim caseira é muito simples e mais barato do que comprar pronta.

A seguir, ensinamos como fazer pasta de amendoim caseira e ainda trouxemos algumas receitas com pasta de amendoim e café para você testar.

Como fazer pasta de amendoim em casa?

Para fazer pasta de amendoim caseira, você vai precisar somente do amendoim cru e sem sal e de um processador ou liquidificador. A receita fica ainda mais simples se os grãos já vierem descascados. Se não, você pode fazer isso rapidamente.

A fim de descascar o amendoim, coloque os grãos com casca em uma assadeira e leve ao forno em 180º C por cerca de 25 minutos. Passado esse tempo, retire do forno e coloque os amendoins sob um pano limpo. Forme uma trouxinha que envolva os grãos e esfregue-os até que a casca desprenda. 

Se os grãos que você comprou já estiverem descascados, comece a receita de pasta de amendoim levando-os ao forno a 180ºC por apenas 10 minutos. Esse tempo é suficiente somente para torrá-los de leve.

Agora, com os amendoins levemente torrados, deixe esfriar por alguns minutos e coloque-os no processador ou liquidificador. Depois disso, bata os grãos até obter a consistência desejada, sem acrescentar outro ingrediente. O óleo do próprio amendoim vai dar a textura certa para a pasta.

O tempo de preparo varia de acordo com o aparelho usado. Pode ser que seja necessário parar por alguns minutinhos caso ele esteja esquentando muito. Apesar disso, não costuma levar mais do que 15 minutos.

Assim que chegar na consistência desejada, coloque sua pasta de amendoim em um recipiente bem fechado. Ela dura cerca de um (01) mês em temperatura ambiente e três (03) meses na geladeira

Fazer pasta de amendoim desse jeito é legal porque permite misturá-la com vários ingredientes depois de pronta. Basta separar a quantidade desejada do creme e adicionar açúcar ou chocolate e até especiarias, como a canela. Dessa forma, dependendo da combinação, você pode usar a pasta de amendoim tanto em pratos doces quanto salgados! 

Como usar a pasta de amendoim?

Justamente por ser muito versátil, a pasta de amendoim cai bem com tudo. Ela é um excelente acompanhamento para frutas, pães, vitaminas e sanduíches. Além disso, ela também pode ser usada para fazer receitas deliciosas com café. 

A seguir, veja 3 ideias de receitas com pasta de amendoim e café para fazer em casa.

Receitas com pasta de amendoim e café

1. Shake de café com pasta de amendoim

Ingredientes

1 colher (sopa) de pasta de amendoim caseira
1 xícara de café Cafuso passado e fresco
1 banana média congelada
1 xícara de leite
Chocolate a gosto
Canela a gosto

Modo de preparo

Para fazer essa receita com pasta de amendoim, antes de mais nada, misture a porção indicada do creme com a quantidade de chocolate a gosto. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Por fim, sirva a batida em um copo e acrescente algumas pedrinhas de gelo.  

2. Café cremoso com pasta de amendoim

Ingredientes

1 colher (sopa) de pasta de amendoim caseira
½ colher (sopa) de café Cafuso solúvel
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
½  colher (chá) de gengibre ralado
4 colheres (sopa) de leite

Modo de preparo

Primeiramente, dissolva o café Cafuso solúvel em 3 colheres (sopa) de água quente. Depois que fizer isso, em um recipiente, misture a pasta de amendoim, o açúcar mascavo, o gengibre, o leite e o café. Mexa bem até formar uma pasta cremosa. Por fim, acrescente 1 e ½ xícara de água quente e já pode servir.

3. Café gelado com pasta de amendoim e paçoca

Ingredientes

4 colheres (sopa) de pasta de amendoim caseira
6 colheres (sopa) de leite condensado
150 ml de café Cafuso coado
7 cubos de gelo
Paçoca para decorar
Calda de chocolate para decorar

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, com exceção da paçoca e da calda de chocolate. Deixe bater por 30 segundos. Enquanto isso, decore um copo com calda de chocolate e despeje a batida. Por fim, esfarele a paçoca por cima da bebida. 

Algumas dessas receitas com pasta de amendoim e café são excelentes pedidas para se refrescar no calor. Mas, além dessas, agora que você já sabe como fazer pasta de amendoim em casa, vai poder inventar shakes e até pratos novos com o ingrediente. Experimente combinar o creme de diferentes formas e diz para gente de que jeito mais gostou!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 | Grupo Tristão. Todos os direitos reservados.