Share
como higienizar alimentos

Passo a passo de como higienizar alimentos

Artigos

Lavar bem as mãos, evitar falar perto da comida e prender o cabelo são recomendações básicas na hora de comer ou cozinhar. A higiene é essencial na hora de manusear alimentos. E isso que a gente já sabe de cor e salteado vem sendo muito reforçado por causa da pandemia de coronavírus. Apesar de o vírus não se reproduzir nos alimentos, eles servem como veículos de contaminação. Por isso, agora, ainda mais do que antes, é preciso saber como higienizar os alimentos e suas embalagens.

Durante esse período, alguns estudos com o novo vírus buscaram identificar o tempo da sua permanência em materiais e superfícies. Uma pesquisa apontou que ele pode ficar até nove dias em metal, plástico e vidro. Outra, indicou que esse tempo é de até 24 horas em papelão. A melhor forma de combater esse inimigo invisível, sem dúvidas, é com a limpeza correta de alimentos e embalagens. Até porque, em menos de um minuto em contato com álcool, cloro ou água oxigenada, o vírus é inativado.

Veja dicas para a limpeza de alimentos e embalagens:

 

Como higienizar alimentos e embalagens?

Alimentos que serão consumidos crus

A higienização de alimentos crus, como frutas, verduras e folhas, deve ser feita em 3 etapas.

Antes de mais nada, é necessário lavar o alimento em água corrida. Para isso, você pode usar uma bucha ou esponja e detergente. É recomendável que a bucha seja exclusiva para higienização de alimentos. Mas, se não for, é só limpá-la bem antes de usar na comida. E, claro, ficar atento para tirar todo o detergente.

Em seguida, vem a fase da sanitização. Depois que o alimento estiver lavado, coloque-o imerso em uma solução de água sanitária ou vinagre. A solução de água sanitária deve ser preparada com uma colher de sopa diluída em um litro de água. O vinagrete precisa de uma quantidade maior. Deixe de molho por cerca de 15 minutos.

Por fim, é hora do enxágue. Assim, é só tirar o alimento da solução e lavar novamente com água corrente a fim de tirar os químicos. Agora, é só armazenar os alimentos higienizados em lugares que também tenham sido limpos.

Alimentos cozidos

A água fervente é muito eficiente para acabar com vírus, bactérias e outras impurezas. Por isso, cozinhe bem seu alimento a fim de que ele fique higienizado. O correto cozimento já será suficiente para deixá-lo pronto para o consumo.

Embalagens

Para higienizar embalagens de alimentos comprados no mercado ou entregues em casa, você pode usar tanto álcool quanto o cloro. Basta borrifar o líquido, esfregar com um pano e esperar secar.

Agora que você já sabe como higienizar alimentos, vale lembrar que antes e depois de manuseá-los, você deve fazer sua própria higienização. Lave bem as mãos. O recomendado é por cerca de 20 segundos. Se achar necessário, passe álcool depois. A higiene é a melhor forma de se prevenir contra o vírus e outras doenças.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *