Share
o que deve ter um café da manhã ideal?

Café da manhã ideal: 05 opções para um café da manhã saudável

Artigos

O café da manhã é a primeira e mais importante refeição do dia. Ela quebra o longo período de jejum noturno e repõe o corpo com as energias necessárias para realizar suas atividades. Contudo, para ser proveitoso e útil para o organismo, não basta comer qualquer coisa. 

Neste artigo, vamos te explicar o que precisa ter um café da manhã ideal e mais algumas dicas de café da manhã saudável.

Como é um café da manhã ideal?

O bom funcionamento do corpo depende do equilíbrio na quantidade de nutrientes ingeridos. Por isso, é importante sempre fazer refeições equilibradas, que deem ao organismo tudo o que precisa para cumprir suas funções. 

Sendo assim, variedade é fundamental para um café da manhã saudável. Procure sempre combinar diversos tipos de alimentos. Cada um deles desempenha uma função única e fundamental para o corpo. 

Enquanto carboidratos fornecem energia, proteínas constroem sua imunidade e os laticínios fortalecem os ossos. Todos são igualmente importantes. Portanto, o café da manhã ideal não deixa nenhum desses de fora – ao menos que isso seja uma orientação médica. 

05 opções para um café da manhã saudável

Leite, iogurtes e queijos

O cálcio é o principal nutriente nesses alimentos. Ele é de extrema importância para o fortalecimento dos ossos. Sendo assim, ajuda a evitar a osteoporose. 

Além disso, esses alimentos também são fonte de proteína. Portanto, eles contribuem para aumentar a imunidade e formar os hormônios

Pães e cereais

São boas fontes de carboidratos e fibras. Contribuem para regular a ação do intestino e sustentam o corpo de energia para realizar suas funções. 

Ovos

Também são fonte de proteínas. Este nem sempre é um alimento comum para o café da manhã. Se você não gosta da ideia de consumi-lo cozido ou mexido pela manhã, uma panqueca doce  pode ser a solução. 

As panquecas, além de proteínas, vão garantir carboidratos. 

Frutas

As frutas são fontes de diversas vitaminas e minerais necessários para o corpo. Cada uma possui sua particularidade, mas todas são importantes. 

Café

Por fim, mas não menos importante, uma xícara de café também faz parte do café da manhã ideal. O café tem diversos benefícios para a saúde e, pela manhã, ainda vai te ajudar a despertar.

Essas são apenas algumas simples sugestões para um café da manhã saudável. Você pode acrescentar ou substituir alimentos de acordo com o seu gosto ou dieta. No nosso blog, você encontra outras receitas

O que vale é sempre lembrar da importância do café da manhã e não pular a refeição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *