Qual é a diferença entre o café a vácuo e o tradicional? Saiba como é feito o café a vácuo
A técnica de embalagem a vácuo é utilizada em diversos segmentos da alimentação. Isso porque ela auxilia na conservação dos alimentos por mais tempo. Sendo assim, ela não só impede contaminação do exterior, como também aumenta a durabilidade dos produtos.
Com todas essas vantagens, o café, com toda a sua importância no nosso dia a dia, não podia ficar de fora. A partir de 1980, surgiram os cafés a vácuo.
Você sabe qual é a diferença do café a vácuo para o tradicional? Continue lendo este artigo e veja como é feito o café a vácuo.
Como é feito o café a vácuo?
O processo de produção do café a vácuo é exatamente o mesmo do café tradicional – ou almofada. Ambos passam pelas mesmas etapas, desde o plantio à moagem. Dessa forma, nos dois casos, os grãos são cultivados em viveiros e, depois de colhidos, começam a ser tratados.
Seja para o café a vácuo ou almofada, os grãos passam pela etapa de fermentação, secagem, e em seguida, pela prova. É nessa fase em que a qualidade dos grãos será medida. Por fim, os que forem bons, serão torrados e moídos. Essa etapa final é necessária para deixá-los prontos para o consumo como bebida.
Saiba mais sobre a produção de café neste artigo de Cafuso.
Sendo assim, a única diferença entre o café a vácuo e o tradicional é a forma como são embalados. Enquanto no tradicional o ar permanece dentro do pacote, nas embalagens a vácuo todo oxigênio é retirado.
O principal motivo pra fazer isso é evitar a decomposição dos elementos do café. Assim, logo que o café é colocado no pacote, ele é aspirado. Isso retira todo o espaço livre do recipiente e impede a troca de gases com o meio.
Além disso, a embalagem em si também faz toda a diferença. Ela precisa ser hermética, ou seja, completamente selada a fim de impedir a entrada e a saída de ar. Por isso o café a vácuo tem aquele formato rígido, como se fosse um bloco.
Mas, afinal, como isso afeta o produto final que chega até a sua xícara?
Café a vácuo ou almofada: como escolher?
Uma vez que não tem contato com o oxigênio, na embalagem a vácuo, o café mantém seu sabor e aroma por mais tempo. Por isso, o café a vácuo é indicado pra quem deixa o pacote durar bastante tempo em casa. Fechado, o café a vácuo dura de 12 até 16 meses.
Contudo, depois de abrir a embalagem, quando o pó entra em contato com o oxigênio, é necessário tomar alguns cuidados. Para preservar as propriedades do seu café, existem algumas dicas de como guardar o pó de café. Uma boa prática é não tirar da embalagem, colocar dentro de um pote hermético e dentro da geladeira.
De qualquer forma, independente do tipo que você prefira – café a vácuo ou almofada, Cafuso é feito com muito carinho e cuidado! Todas as etapas do processo de produção recebem muita atenção da nossa equipe para te entregar o melhor. Qual tipo de café você costuma comprar para a sua casa?
Só compro e tomo café Cafuso.