Share
receita de rocambole doce de goiabada

Receita de rocambole de goiabada

Receitas

O bolo de rolo é um doce clássico do estado de Pernambuco. Apesar de ser tradição por lá, sua fama  já expandiu os limites do Nordeste brasileiro. Todo o país já experimentou e se apaixonou pelo bolo de rolo. Se por acaso você não estiver reconhecendo esse nome é porque, provavelmente, o conhece por outro apelido: rocambole

O rocambole ou bolo de rolo é uma massa doce bem fininha e fofa que é enrolada com o recheio no meio – daí vem o seu nome. A receita de rocambole doce é muito fácil de fazer. Você só precisa misturar os ingredientes e ter paciência para esperar o tempo de descanso da massa.

Neste artigo, vamos ensinar como fazer rocambole de goiabada que vai super bem com um café quentinho.

Receita de rocambole doce

  • Tempo de preparo: 2h 30m
  • Tempo de cozimento: 25 min
  • Tempo de descanso: 2 horas
  • Rende até 12 porções

Ingredientes para rocambole de goiabada

Massa de rocambole

4 ovos
1 xícara de açúcar
4 colheres (sopa) de água
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio de goiabada 

300 g de goiabada

Como fazer bolo de rolo

  1. Antes de mais nada, quebre os ovos e separe as claras das gemas. Feito isso, bata as claras em neves até ficarem firmes. 
  2. Em seguida, sem parar de bater, acrescente os outros ingredientes nesta ordem: gemas, açúcar, água, farinha e fermento. Espere cada elemento ficar homogêneo para, então, acrescentar o próximo.
  3. Depois que a mistura estiver pronta, cubra uma forma retangular com papel manteiga e despeje a massa por cima. Deixe-a bem lisinha.
  4. Feito isso, leve ao forno preaquecido a 180ºC e deixe a massa de rocambole assar por aproximadamente 25 minutos. 
  5. Enquanto isso, aproveite o tempo para fazer o recheio do rocambole de goiabada. Para isso, derreta o doce em fogo médio até ficar cremoso. Talvez seja necessário usar um pouco de água para facilitar. 
  6. Assim que a massa de rocambole estiver assada, retire do forno e desenforme ainda quente. Coloque a massa sobre uma folha de papel manteiga e enrole o rocambole. Deixe descansar desse jeito por cerca de 2 horas. Esse tempo é necessário para que ela não quebre.
  7. Passado esse tempo, desenrole a massa de rocambole e espalhe o creme de goiabada por cima. 
  8. Por fim, enrole o rocambole de goiabada e, se quiser, jogue um pouco do doce derretido por cima. Você também pode decorar com açúcar, canela ou chantilly. 

Além do recheio de goiabada, você pode aproveitar a massa de rocambole para fazer bolo de rolo de outros sabores. Use essa mesma receita de rocambole doce e mude somente o recheio, que pode ser de doce de leite, chocolate, ou outro que você preferir. 

Mas se você ama a combinação de goiabada com café Cafuso, vale a pena conferir outras receitas com o doce. Veja as receitas de casadinho de goiabada e de bolo de fubá com goiabada. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 | Grupo Tristão. Todos os direitos reservados.