O café é umas das bebidas mais queridas dos brasileiros. O Brasil já tem o posto de 2º maior consumidor da bebida no mundo e, segundo projeções da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café), caminha para ser o primeiro daqui a poucos anos. Apesar de paixão nacional, o clima tropical do país nem sempre é o melhor para desfrutar da bebida quente. Entretanto, o café é muito versátil e pode ser ajustado desde sobremesas à pratos salgados. Em épocas de calor intenso, a fim de não abrir mão de um bom e saboroso cafezinho e ainda se refrescar, ele também pode ser adaptado para receitas geladas como, por exemplo, o café frapê.
O café frapê surgiu na Grécia. Inicialmente, seu objetivo era agradar os paladares infantis. O café, quente e de sabor tradicionalmente amargo não agrada às crianças. Por isso, o chocolate foi acrescentado à receita, passando a satisfazê-las também. Hoje, o café frapê é uma das bebidas frias mais populares em vários países.
Aprenda a fazer o famoso café frapê:
1 xícara de chá de café Cafuso pronto, frio e sem açúcar
4 bolas de sorvete de creme
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de leite condensado
6 pedras de gelo
Primeiramente, coloque no liquidificador o café, o sorvete, o chocolate em pó e o leite condensado. Bata esses ingredientes em velocidade média até que virem uma mistura homogênea. Em seguida, acrescente o gelo e bata novamente. Por fim, coloque o café frapê em um copo e decore como quiser. Boas sugestões são canela ou chantilly.
A receita é bem simples e rápida de fazer. O café frapê vai bem acompanhado de pão de queijo, biscoitinho de coco ou ainda quiche de brócolis. Experimente fazer em casa para o café da tarde com os amigos e a família!