Share
medida certa para fazer o café

Como fazer o café perfeito: descubra a medida ideal e mais alguns truques

Sem categoria

O café faz parte do nosso DNA brasileiro. A bebida acompanha a gente no dia a dia e não pode faltar em casa, no trabalho e até nos encontros com os amigos. Por isso, por aqui, é requisito básico na cozinha saber fazer um cafezinho. 

Mas, se isso parece tarefa simples, nem todo mundo sabe como fazer do jeito certo. Por trás do preparo da bebida, além da medida certa para fazer o café, existem vários segredinhos. Você sabe quais são?

Neste post, além de descobrir a medida certa para fazer o café, você vai ver alguns truques para fazer a bebida perfeita.

Medida certa para fazer o café

A medida certa para fazer o café é 80 a 100 gramas de pó para um litro de água. Isso é equivalente a 5 ou 6 colheres

Porém, se você for fazer a bebida apenas para você, considere que a medida certa para fazer o café é de 10 gramas de pó (uma colher de sopa)  para 100ml de água.

A medida certa para fazer o café, é obviamente, uma das partes mais importantes do preparo da bebida. Mas não é a única e nem vai garantir, sozinha, a qualidade do seu cafezinho. 

Veja alguns truques para deixar sua bebida ainda mais gostosa:

Truques para fazer o café perfeito

O pó de café 

Principal ingrediente para fazer a bebida, o pó de café merece uma atenção especial. Para fazer um café perfeito, o pó precisa estar em boas condições. Por isso, é necessário armazenar o pó de café da maneira correta em casa.

Antes de mais nada, você precisa saber que, depois de aberto, o café deve ser consumido em até 15 dias. A fim de preservar o sabor e o odor do café, o ideal é guardá-lo dentro da geladeira.  

Como o café absorve cheiros e gostos muito facilmente, mesmo dentro do refrigerador, alguns cuidados precisam ser tomados. Preferencialmente, não retire o pó da sua embalagem original. Com ele ainda dentro da embalagem, coloque em um pote bem fechado. Dessa forma, seu pó de café vai preservar as suas propriedades por mais tempo. 

A água

Pode parecer muito simples jogar água no pó de café para fazer a bebida. Na prática, é mesmo. Mas, na teoria, existem algumas dicas que fazem total diferença no sabor do seu cafezinho. 

A primeira instrução para fazer o café perfeito é prestar atenção na temperatura da água. Ela não deve chegar a ferver. O ponto ideal é antes da ebulição, quando começarem a subir às primeiras bolhinhas, é hora de desligar o fogo e passar o café. 

A forma como você joga a água sobre o pó também é importante. Não deixe que ela caia em grande quantidade de uma vez só. Este momento é quando o gosto é extraído, portanto, quanto mais demorar, mais saboroso será o seu café. Comece regando todo o pó no coador e, então, continue jogando a água em fio no meio do filtro. 

O coador de café 

Apesar de existirem diversas maneiras de preparar café, no Brasil, filtrar a bebida é tradição que não perde a graça. Alguns acreditam que o sabor do café coado é mais gostoso do que aqueles preparados de outros jeitos. E a crença até que faz sentido. 

Os filtros de pano e de papel mantêm melhor as propriedades do grão e não deixam partículas sólidas passarem para o líquido. 

Além disso, o café preparado com o coador de pano ou de papel é mais saudável. O filtro separa melhor as impurezas do grão e evita que algumas substâncias prejudiciais à saúde passem para a bebida.  

Mas, a fim de preservar esses benefícios para o sabor e para a sua saúde, é preciso ficar atento à higiene e ao tempo de uso do coador. Os filtros de pano devem ser trocados mensalmente, lavados com água fervente e guardados na geladeira. 

Entenda melhor como limpar seu coador de café de pano.

A garrafa térmica

Você pode não ter se atentado para isso, mas outra coisa que influencia muito no sabor do seu cafezinho é onde você o coloca depois de pronto

Primeiramente, o café deve ser colocado em um recipiente que o mantenha quente, como a garrafa térmica. Para isso, deve-se usar uma garrafa que já esteja “acostumada” com a alta temperatura. Desse modo, ela vai preservar melhor o calor e demorar mais para esfriar.

De preferência, também separe uma garrafa exclusiva para colocar só café. Assim, o sabor e odor da bebida não se misturam com outros. Ainda assim, é importante lavar muito bem a sua garrafa térmica. O café novo não deve se misturar com o café velho.

Validade do café pronto

Ainda que você tenha feito um café delicioso (e depois dessas dicas não vai ter erro), a bebida tem validade. Mesmo dentro da garrafa térmica, o café quentinho e com o gosto original dura 1 hora. Depois disso, ele começa a ficar um pouco amargo. 

Por este motivo, é ideal fazer café aos pouquinhos, na quantidade exata que for tomar. Até porque, se a bebida esfriar, requentar o café não é uma boa ideia. E, na hora de fazer mais café, não reutilize de jeito nenhum aquele pó que fica no coador depois da filtragem. Além de deixar sua bebida amarga, pode fazer mal à saúde, uma vez que as impurezas ficam ali. Existem outros jeitos de reaproveitar a borra de café

Além da medida certa para fazer o café, são muitos truques para lembrar, mas fazer o café perfeito é mais simples do que parece. Além disso, a prática leva a perfeição. E temos certeza que você vai praticar bastante fazendo vários cafezinhos ao longo do dia. Para mais dicas como estas, acompanhe nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *